Aneurisma de Aorta
Um aneurisma de aorta é uma dilatação anormal e localizada da parede da aorta, a maior artéria do corpo humano. Essa dilatação pode enfraquecer a parede da aorta e aumentar o risco de ruptura.
​
Na maioria dos casos, o aneurisma de aorta é assintomático e normalmente é descoberto incidentalmente durante exames de imagem realizados por outras razões.
​
Alguns fatores aumentam o risco de desenvolver um aneurisma de aorta, incluindo tabagismo, hipertensão arterial, colesterol elevado, idade avançada (acima dos 65 anos), histórico familiar e determinadas doenças genéticas.
​
O diagnóstico geralmente é feito por meio de exames de imagem, como ultrassom doppler, tomografia computadorizada ou ressonância magnética.
​
O tratamento de um aneurisma de aorta depende do tamanho, da localização e do risco de ruptura, além das condições clínicas e cardiológicas do paciente. Em todos os casos, deve se adotar medidas de controle de fatores de risco. Para aneurismas pequenos e estáveis, o acompanhamento regular com exames de imagem pode ser suficiente. Em casos de aneurismas grandes ou com risco de ruptura, pode ser necessário tratamento cirúrgico, principalmente por via endovascular.