top of page

Doença arterial obstrutiva periférica 

A Doença Arterial Obstrutiva Periférica (DAOP) é uma condição na qual as artérias que transportam sangue para os membros inferiores (pernas e pés) tornam-se estreitadas ou obstruídas devido ao acúmulo de placas de colesterol e outras substâncias. Isso pode resultar em uma redução do fluxo sanguíneo para as pernas, causando sintomas como dor ao caminhar (claudicação intermitente) e, em casos mais graves, até mesmo úlceras e gangrena.

Alguns fatores aumentam o risco de desenvolver a doença, tais como o tabagismo, o diabetes, hipertensão arterial, colesterol elevado (hipercolesterolemia), obesidade, história pessoal ou familiar de doença arterial coronariana ou cerebrovascular, idade avançada, sedentarismo.

 

O tratamento inclui mudanças no estilo de vida, como parar de fumar, fazer exercícios regularmente e seguir uma dieta saudável para reduzir o colesterol; uso de medicamentos, como antiagregantes plaquetários (por exemplo, aspirina) ou medicamentos para reduzir o colesterol; e em casos mais graves, tratamento cirúrgico, seja por via endovascular através da angioplastia (com ou sem colocação de stent) ou por via aberta com as cirurgias de revascularização do membro.

colesterol_edited.jpg
bottom of page