top of page

Doença cerebrovascular 

Essa é uma condição em que as artérias carótidas, responsáveis por fornecer sangue ao cérebro, tornam-se estreitadas ou obstruídas devido ao acúmulo de placas de gordura e outros depósitos. Essa condição pode aumentar significativamente o risco de acidente vascular cerebral (AVC).

A estenose carotídea pode ser assintomática ou causar sintomas como visão embaçada ou turvação em um olho, fraqueza ou dormência em um lado do rosto ou corpo e dificuldade súbita para falar ou compreender a fala.

Frente aos sintomas citados, deve-se continuar a investigação com exames de imagem, sendo o primeiro deles a ultrassonografia doppler, e se necessário complementação com tomografia computadorizada, angiografia ou ressonância magnética.

O tratamento compreende a mudança de estilo de vida, visando adotar hábitos saudáveis, como parar de fumar, manter uma dieta balanceada e praticar exercícios regularmente, ajudando, desta forma, a controlar fatores de risco; uso de medicamentos para controlar a pressão arterial, reduzir o colesterol e prevenir a formação de coágulos sanguíneos; e, em alguns casos, procedimentos cirúrgicos como endarterectomia carotídea (cirurgia aberta para remoção da placa) ou angioplastia com implante de stent (técnica endovascular) podem ser recomendados.

bottom of page